Firmado nesta segunda-feira, 04, o acordo de cooperação entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo (Santur) e a empresa Biosfhera Empreendimentos Ambientais para a execução do projeto Rotas Cênicas Catarinenses. “É um marco para Santa Catarina e vem ao encontro da política de interiorização do turismo, valorizando as belezas naturais que temos em todas as regiões do estado, além de incentivar as comunidades a preservar o meio ambiente e fortalecer o desenvolvimento”, destacou a presidente da Santur, Flavia Didomenico.
Também participou do ato de assinatura o Diretor de Planejamento da Santur, Leandro Mané Ferrari. A iniciativa prevê que sejam estabelecidas ações conjuntas para impulsionar o turismo por meio da estruturação de caminhos que apresentem belezas naturais, culturais, históricas, recreativas e arqueológicas e possam ser desfrutados pelo visitante, constituindo uma experiência singular e inesquecível.
Conforme destacou a presidente da Santur, a assinatura do termo de cooperação representa um importante passo para o Estado no fomento das rotas cênicas, tema que vem sendo debatido há quase uma década. “Assim como a Plataforma de Vidro na Serra do Rio do Rastro, este é outro projeto antigo que estamos tirando do papel e que está se tornando realidade”, acrescenta.
De acordo com o coordenador do projeto e representante da empresa Biosphera, Luiz Henrique Gevaerd, o próximo passo consiste em definir o cronograma de atividades que inclui visitas técnicas, capacitações e formação de equipes, entre outras diretrizes. Inicialmente, em uma fase piloto, estão envolvidas as regiões Serra Catarinense, Fronteira e Litoral além do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul. “No futuro queremos ter todas as regiões de Santa Catarina interligadas por este novo produto turístico que são as rotas cênicas”, enfatiza Gevaerd.
Inspiração norueguesa
O projeto Rotas Cênicas Catarinenses toma como referência a experiência da Noruega: o país nórdico conta com 18 rotas estruturadas, criadas para combinar a natureza com a arquitetura e o design, em caminhos que incluem áreas de descanso, estacionamentos e mirantes.
Fonte: Santur
Comentários