Municípios da Região Caminho dos Canyons firmam convênio turístico
Santur e municípios da região Caminho dos Canyons firmam convênio para investimento na infraestrutura turística
A priori, cinco municípios da região turística Caminho dos Canyons receberão reforço na infraestrutura voltada ao turismo com a implantação de 10 pórticos nas suas entradas principais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14), em Praia Grande. Como resultado, o projeto Pórticos Caminho dos Canyons receberá investimento por meio da da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), no valor total de R$ 750 mil, contemplando Timbé do Sul, Praia Grande, Jacinto Machado, Morro Grande e São João do Sul.
“De fato, em menos de 60 dias, desde que recebemos o projeto, conseguimos atender esta solicitação da região. Assim, com a implantação dessas estruturas damos mais um passo na consolidação do projeto Rotas Cênicas Catarinenses que envolve também as regiões Encantos do Sul e Serra Catarinense. Dressa forma, a padronização dos portais converge para a valorização e fortalecimento do turismo da região, gerando empregos, renda e oportunidades para a população” – destaca o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
Sendo assim, serão executados dois pórticos em cada município, com sinalização de acesso a vários pontos turísticos, entre trilhas, ecoturismo e pousadas. Portanto, a implantação dessas estruturas, além de melhorar a sinalização turística, vai otimizar os recursos paisagísticos, fomentando o turismo na região que abriga a maior concentração de canyons do país. Logo, com exceção de São João do Sul, os demais municípios integram o projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.
De maneira idêntica, o prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel informou que no último ano passaram pelo município cerca de 50 mil turistas. Segundo ele, o turismo vem sendo uma alternativa crescente de emprego e renda em função do seu grande potencial. Prova disso, é que o investimento em novos empreendimentos do setor vem aumentando consideravelmente em toda região, inclusive no Rio Grande do Sul, estado com o qual o município faz divisa.
“Em princípio, Praia Grande temos 28 hospedagens cadastradas, formadas por hotéis, campings e pousadas, além de 19 operadoras de turismo. Diante disso, recebemos visitantes o ano todo, mas a nossa alta temporada inicia em outubro e encerra em março. Definitivamente, as belezas dos canyons, as trilhas e os voos de balões encantam os turistas. Portanto, fomentar o desenvolvimento é o que buscamos. Além disso, temos potencial do ecoturismo, a cultura do nosso povo, a gastronomia típica e o bom atendimento em receber a todos que passam por aqui” – destaca o prefeito.
Por sua vez, o presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, Amesc, Ronaldo Pereira da Silva, destacou que é muito importante este olhar do Governo do Estado para o Extremo Sul. –“Logo, a visita técnica da Santur assegurou um equipamento turístico que trará mais desenvolvimento e qualidade de vida. Desse modo, temos muitas belezas naturais e precisamos dessas estruturas” – disse.
O ato contou com a presença do ministro de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deputados, prefeitos da região e outras autoridades.
Fonte: Turismo Online
Comentários